"Criando moda para vestir e DIVAR... um modo inteligente de ser e viver com estilo, saúde e auto estima elevada"

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ETIQUETA SOCIAL E PROFISSIONAL




Diante de pesquisas, pode-se constatar diversos fatos importantes dentro da área de etiqueta social e comportamental. Constatações essas que demonstram claramente a falta de lapidação social do indivíduo que vive em comunidade. Entende-se por comunidade o seu local de trabalho, lazer, família etc...

A responsabilidade de se ter cultura ou de ser diplomado cabe unicamente aquele indivíduo que acreditar em si mesmo. Nós somos responsáveis pelos nossos sucessos ou fracassos, por isso a pessoa que se acomodar diante de suas falhas não será reconhecido.

O trabalhador brasileiro dentro de uma visão globalizada, precisa estar apto a competir, não somente com os trabalhadores nacionais mas principalmente com a mão de obra estrangeira. Estamos caminhando para o novo milênio e isto quer dizer que precisamos avançar para o futuro, mas sem perder os antigos valores morais e educacionais que impõem limites, direitos e deveres e obrigações para as pessoas que vivem em comunidade, que respeitam e queiram ser respeitados.

"A todos que lerem estes textos, que façam valer o seu aprendizado, assimilando, vivenciando e passando adiante esses novos conhecimentos"
Boa sorte à você, que não permitiu limitar os seus conhecimentos e muito sucesso!



A importância do cartão de visita
O cartão de visita se faz necessário para pessoas que queiram causar uma boa impressão social.

Ter o cartão de visitas é prático para quem faz contatos freqüentes e precisa ser lembrado e encontrado.
Se você ainda não possui, seria interessante elaborar um modelo, você poderá anexar em seu currículo, ou ainda entregar pessoalmente a pessoas que lhe interessem. Tenha sempre com você alguns cartões, afinal nunca se sabe quando conheceremos uma pessoa interessante.


A troca de cartões sociais ou profissionais
Uso do cartão de visita
Primeiro: serão feitas as apresentações verbais e, em seguida, sugere-se a troca de cartões de visita.
O cartão de visitas profissional deve ser entregue antes do começo da reunião.

A quem cabe pagar a conta
Bons tempos aqueles em que o homem realmente era um verdadeiro cavalheiro. Mulher pagar a conta nem pensar! Era muito vergonhoso!

Nos tempos atuais os costumes mudaram, pois a mulher lutou pela sua independência e por igualdades com os homens, e isso gerou uma mudança nos costumes sociais.

No restaurante, no bar, ou até mesmo entre casais que moram juntos, o costume hoje é dividir tudo na hora de pagar as contas. Mais importante, porém é que na hora de pagar a conta todos se sintam bem.

Auto controle
- saber falar e saber ouvir

Podemos perceber se uma pessoa é (ou está) confiante até mesmo pelo seu modo de falar.
Uma pessoa segura de si ouve, analisa, e depois responde. Pondera os assuntos a serem discutidos, e não eleva jamais o seu tom de voz e nem sussurra.

Uma pessoa insegura não ouve, não deixa que a outra pessoa conclua o seu raciocínio, interrompe aleatoriamente a frase de outrem, não fala em seu nome e troca de assuntos constantemente.

Educando o tom de voz, gírias e jargões
Há pessoas que ao falarem não percebem, mas costumam falar alto demais enquanto se expressam verbalmente. Se você tem este defeito, eduque-se. Pense antes de falar, fale pausada e corretamente. Perceba o ambiente e com quem você está falando. Mas também não solte a voz como se estivesse cochichando, atinja o meio termo. Dê equilíbrio à sua voz.

Você sabia que a voz que sai da nossa boca não é igual àquela que chega às pessoas que estão nos ouvindo?

--Exercício: ouça a própria voz. Tape um dos ouvidos e sinta as vibrações da sua própria voz. Você ainda poderá usar um gravador.
Cante, solte a voz etc...

Agora, falando sobre gírias e jargões, evite-os principalmente em seu local de trabalho, ou se você for participar de uma entrevista; além de causar uma má impressão, mostra pouco conhecimento de vocabulário, ou mau uso do mesmo.

"Falando pausada e corretamente"
Após termos praticados e corrigido o tom de voz, colocando-o em sintonia e equilíbrio, aprendamos agora sobre a regra do emissor e do receptor. Nem tudo o que falamos poderá ser compreendido por quem nos ouve, caso a mensagem não seja clara e objetiva. Por isso, quando conversamos, precisamos ter certeza de que a mensagem passada foi bem recebida e compreendida como gostaríamos que fosse.

Vejamos um exemplo da brincadeira do telefone sem fio. Toda vez que contamos uma estória ocorre o aumento, ou a diminuição, e o que é pior, a distorção completa e real do fato narrado.

Para que isso não ocorra, toda vez, que explicamos algo precisamos conferir se o receptor entendeu a mensagem por nós emitida.

DICAS
Antes e Durante a Entrevista

Não fume antes e nem durante uma entrevista;
Espere que o seu entrevistador lhe diga para e onde se sentar, e que o mesmo tenha a iniciativa de cumprimentá-lo fisicamente (aperto de mãos);

Não coloque a sua bolsa ou pasta em cima da mesa do entrevistador (território PROIBIDO!!), ampare as no seu colo. Isto vale para mãos, pés, etc. Não nos é dada tal liberdade em um primeiro contato, neste tipo de situação social.

É de bom tom enviar uma mensagem de agradecimentos pela forma cordial que você foi recebido. Você nunca sabe o dia de amanhã...


Apresentação Pessoal
A apresentação pessoal é a lapidação externa de indivíduo.

Gostar de cuidar-se demonstra que o indivíduo tem auto-estima, em outras palavras, ele se preocupa em mostrar uma aparência saudável, limpa e bonita.

Aprenda a seguir como é importante cuidar do seu "visual" começando pela sua postura corporal.


Postura corporal
O seu corpo fala! (equilíbrio)

Ao sentar-se, tente ficar sempre com as costas retas; as pernas podem ser cruzadas, mas dê preferência a mantê-las paralelas.

Andando, mantenha um pé na frente do outro e com passadas curtas. Rebolar então, nem pensar, e nada de corre-corre pelo escritório. Como diria já nas antigas aulas de postura corporal: "Ande como se estivesse com um livro na cabeça; queixo de bailarina e olhos voltados para a linha do horizonte".

Em pé, não fique descansando os pés/pernas, coloque-os em posição reta e paralelos, ou com um pé na frente do outro; mantenha-se numa postura sempre reta, ombros erguidos, olhe as pessoas nos olhos enquanto falar, e cuidado com cacoetes, não fique a estalar os dedos ou mordendo os lábios ou outras manias variadas que só servem para mostrar insegurança, medo ou insatisfação.

Ao se abaixar, você não deverá levantar os quadris. Tenha elegância, fique na posição de como se estivesse sentado (a), porém sem apoio.


Anfitrião, hostess - função

Como é bom receber os amigos para algumas horas de descontração. Mas mesmo que recebendo para um encontro informal, você precisará tomar algumas precauções

• O bom anfitrião estará pronto, meia hora antes dos convidados começarem a chegar;

• Receberá os convidados, à porta e/ou se possível cumprimentará cada convidado à mesa;

• Tomará o cuidado de fazer as apresentações entre seus convidados, deixando-os à vontade;
Obs: Para o sucesso de um evento é bom levar em consideração a lista de convidados. Na hora de formar a sua lista, misture pessoas de diversas áreas profissionais, mas que, porém tenham alguma coisa em comum, tomando cuidado extra com os "ex-", os quais deverão pelo menos saber conviver civilizadamente.

APRESENTAÇÕES
Cumprimentos
Quem é apresentado a quem?
A Hierarquia profissional
Na hierarquia profissional, as regras de etiqueta pessoal modificam-se devido às escalas de valores sociais:
• o chefe será cumprimentado pela secretária, e cabe a ele estender a mão ou não para a mesma.
• quando a secretária for mais velha que o seu chefe, o que valerá é a hierarquia profissional.
• quanto às apresentações verbais, valerá a regra: o funcionário será apresentado ao patrão e nunca o oposto.


Quem estende a mão o homem ou a mulher?
Cabe à mulher estender a mão ao homem, mas caso o cavalheiro já o tenha feito, será de extrema indelicadeza a mulher recusar sua mão estendida.(veja hierarquia profissional).


Apresentações de casais
Nas apresentações entre casais, seguirá a ordem:
Os homens cumprimentam-se primeiramente, logo em seguida haverá as apresentações de suas acompanhantes(caso necessário).

Em uma recepção, o casal que chega cumprimentará a pessoa ou o casal que recebe.
Exemplo:
"- Boa noite Sr. e Sra. Silveira, esta é Maria Eugênia, minha esposa".


Auto apresentação
Às vezes se faz necessária a auto-apresentação. Um exemplo: quando somos convidados para uma recepção ou festa por terceiros, ou ainda quando nos é imputado representar um chefe entre outros.

Caso você precise representar alguém, apresente-se da seguinte forma: "Meu nome é Gustavo, estou representado a empresa TAL, vim no lugar do Sr. Marcus".


Senso de Oportunidade
Nem todo mundo sabe o significado de "senso de oportunidade".
Então, qual seria?

Tem gente que acredita que, estando frente a frente com uma pessoa importante, precisa tirar algum proveito deste momento. Outras pessoas acreditam que o médico, o advogado, o dentista, são profissionais que não têm hora para trabalhar, e que qualquer hora é hora. E muitas vezes uma pessoa inconveniente chega a pedir uma consulta a um destes profissionais, em eventos sociais, enfim, em qualquer lugar. Isso com certeza não é ter senso de oportunidade.

As oportunidades não surgem como um passo de mágica, precisamos aprender a criá-las, percebê-las. Dentro dos limites saudáveis, precisamos respeitar a individualidade do outro. Precisamos ter sensibilidade, ser discretos e sensíveis. Ter oportunidade é avaliar as circunstâncias, percebendo se o momento é favorável ou não ao que você deseja.

Saber falar, e quando calar é ter senso de oportunidade. Saber aproveitar os momentos, até mesmo para uma troca de cartões de visita, por exemplo, é saber ter senso de oportunidade.

POR ENQUANTO NÓS FICAMOS POR AQUI, MAS TEM MUITO MAIS ...
MUITAS DICAS VALIOSAS PARA VOCÊ QUE SABE DA IMPORTÂNCIA DA ETIQUETA PROFISSIONAL NUM MUNDO TÃO COMPETITIVO!!
ATÉ A PRÓXIMA!

JUSSARA BARBOSA.
http://www.jussarabarbosa.com/