"Criando moda para vestir e DIVAR... um modo inteligente de ser e viver com estilo, saúde e auto estima elevada"

sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMPORTAMENTO X ETIQUETA SOCIAL, AFINAL, PARA QUE SERVEM?

COMPORTAMENTO X ETIQUETA SOCIAL, AFINAL, PARA QUE SERVEM?
Por aproximadamente 5 anos apresentando programas de TV com perfis variados, é natural que eu tenha ficado atenta ao que as pessoas definem como imagem pessoal e profissional, o que eu chamo de MARKETING.

Unindo a tudo isso uma bagagem de 18 anos atuando como estilista e consultora de Moda, Estilo, Etiqueta Social e Profissional, vestindo e dando assessoria para as pessoas nas ocasiões mais importantes de suas vidas...
Sempre sinto uma sensação muito gratificante recebendo comentários sobre a espontaneidade com que me comunico e me comporto, o que eles chamam de "Elegância Natural", seja pessoalmente, por msg, por e-mails...
São sempre bem-vindos os comentários e as perguntas para que eu possa esclarecer suas dúvidas sobre tudo que for relacionado...
Afinal são fruto de um trabalho focado em auxiliar as pessoas a serem e  sentirem-se naturalmente elegantes, de bem com elas mesmas, resultando em uma auto-afirmação que reflete em todos os setores de suas vidas.
Um trabalho que envolve não somente o visual.
Minha preocupação sempre foi em ajudar a construir, acentuar e fortalecer estilos de pessoas que não se prendam somente a aparência, afinal para estarmos bem, temos que estar bem em todos os aspectos do EU, e começa no interior de cada um.
 “Nada de pessoas com muito verniz e pouca raiz”.
No decorrer de toda essa trajetória, transgredindo algumas regras, conheço bem aquela sensação de “Nada me obriga a seguir esse ou aquele modelo, posso muito bem ir pela minha cabeça”.
Claro que pode.
Mas no que dizem respeito à Etiqueta, as regras existem para facilitar nossas vidas e não para complicar.
São formas de comportamentos testados e modificados através dos séculos para que o entendimento entre as pessoas possa fluir com naturalidade.

Seguindo algumas diretrizes básicas, a chance de vivermos melhor é muito maior do que se inventarmos novos códigos de comportamento que só farão comprometer o equilíbrio de nossas relações.
Num país jovem, sem tradições milenares, como o Brasil, em dias como os de hoje em que a comunicação transforma rapidamente os conceitos, não se pode esperar rigor britânico no que diz respeito a etiqueta e ao comportamento.
Mas, se por um lado a vida ficou mais fácil, é preciso tomar muito cuidado mesmo para não nos transformarmos em pessoas medíocres, padronizadas por conceitos de praticidade que muitas vezes destroem completamente pequenas belezas do nosso cotidiano.
Muitos querem ser CHIC, ter Estilo e acabam forçando uma situação, fazendo movimentos contra si mesmos.
Aí está o X da questão.
Quem eu sou?
Como fui educado? Quais os hábitos familiares que herdei?
Em que classe social eu convivo hoje?
Qual é minha profissão?
É preciso ser feita uma análise do todo e sentir, perceber se o seu querer condiz com o seu poder.
Não quero com isso dizer que etiqueta social se pratica somente na alta sociedade. Jamais!
Viver em sociedade é realmente um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...
Com isso nós muitas vezes acabamos tendo, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!!
Aí está outro perigo!
O comportamento cordial, o respeito às regras e leis devem ser adotadas por todo cidadão.
Para quem não gosta de regras, exercitar seu cumprimento já é um grande passo para a lapidação social.

Quero com tudo isso dizer que devemos ser civilizados, lapidados, porém AUTÊNTICOS!
As pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser.
Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência.
E você... O que pensa disso?


Lembre-se: Ninguém é igual, somos diferentes, temos estilos e comportamentos únicos.
A grande conquista é descobrir seu estilo, assumi-lo e enquadrar-se socialmente, dentro do que lhe fará bem e consequentemente fará bem aos que convivem com você.

JUSSARA BARBOSA.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE! PERGUNTE! VAMOS INTERAGIR! TEREI O MAIOR PRAZER EM RESPONDER E FORNECER DICAS ÚTEIS À VOCÊ SEMPRE QUE POSSÍVEL. BEIJOS!!