"Criando moda para vestir e DIVAR... um modo inteligente de ser e viver com estilo, saúde e auto estima elevada"

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MINHA EMPRESA, MINHA FAMÍLIA E EU
Temos três carreiras a serem administradas 
"profissional, familiar e pessoal"
Como gerenciá-las?

Focando o dia-a-dia das pessoas, percebo que atitudes e comportamento o profissional precisa adquirir para tornar a sua vida mais interessante.
Todos os setores das três carreiras precisam ser bem gerenciados para que o equilíbrio seja alcançado.
Quando entro na gestão financeira de uma empresa sempre trato do PE, o Ponto de Equilíbrio, conscientizando o empresário de sua importância, e o objetivo dessa análise pode ser o mesmo para as outras carreiras, a pessoal e a familiar.


Na gestão financeira o PONTO DE EQUILÍBRIO PE, significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto.
Em nossa vida pessoal e familiar também precisamos conquistar este PONTO DE EQUILÍBRIO, para a partir daí buscarmos o LUCRO, que será a recompensa, a folga, a margem de tranqüilidade, satisfação e qualidade de vida.

Nas três carreiras devemos estar atentos para administrá-las de forma moderna, treinando nossos ouvidos para ouvir o INAUDÍVEL e assim perceber que elas têm coração e um coração da melhor qualidade.
Corações que pedem todo o dia: FALE COMIGO! OUÇA-ME!
ESTOU AQUI ESTUDANDO, CUIDANDO DAS SUAS, DAS NOSSAS COISAS, TRABALHANDO, E NESTE MOMENTO ESTOU BATENDO POR VOCÊ!
Percebeu que em sua família e na empresa corações batem por você?

Por isso insisto na gestão humanística.
Na empresa, procure conhecer profundamente seus colaboradores, estabelecer políticas que cheguem a todos e não apenas a alguns “preferidos”, pois todos “têm coração” que batem por você.
Você quer “colaboradores parceiros”, daqueles que aonde vão levam a melhor imagem da sua empresa (uma das propagandas mais garantidas) ou quer “funcionários” que não vem a hora de terminar o mês para pegar seu salário e na primeira oportunidade estar na empresa do seu concorrente?

Para depois você vir com aquela conversa que eu estou cansada de ouvir: Investir e treinar funcionário pra quê? Para ficar bom e ir embora????
Posso afirmar que através do compromisso da alta direção com uma gestão humanística (comprometimento com a equipe) + um planejamento adequado + uma correta avaliação dos resultados e do desempenho em geral o treinamento e desenvolvimento do CAPITAL HUMANO, se transformará na mola mestra da qualidade da sua empresa.
E pode acreditar! Seus colaboradores não vão querer ir embora. Se isso acontecer, com certeza muitos outros bons candidatos virão, pois bons profissionais estão em busca de boas empresas para trabalhar.
Então, busque caminhos para ser uma delas.

Na carreira familiar a harmonia, a cumplicidade, o “andar juntos na mesma direção”, com os mesmos objetivos também é regra para o sucesso. E para que isso aconteça o diálogo franco, aberto, porém tranqüilo, regem esta instituição. E é ela que abriga você, o acolhe e lhe dá a motivação para sair todos os dias em busca de melhor qualidade para sua empresa com o objetivo de poder proporcionar maior bem-estar para sua família.
Percebeu que a qualidade das duas estão diretamente ligadas? Porém devem ser tratadas separadamente.

Já a terceira carreira que é SUA VIDA PESSOAL, não deve jamais ser deixada de lado.
A partir do momento que isso começa a acontecer seu potencial, sua motivação e seus talentos vão sendo esmagados pela pressão que supostamente as outras duas carreiras estão exercendo sobre VOCÊ.
Esta avaliação deve ser considerada como prioridade entre você e seu parceiro (a), pois é comum esses problemas começarem a surgir entre o casal, ou em família, com filhos, etc...
Cada indivíduo deve conquistar seu espaço, seu “tempo consigo mesmo”, suprindo nesses momentos suas necessidades e respeitando seu ritmo de ser e viver. Isso é regra para os dois!
Ao entrarem nesse acordo de respeito mútuo a aproximação será maior, o respeito será a base da relação que será transmitida para os outros membros da família.

Você deve estar pensando... É fácil escrever e falar bonito assim , não é?
Eu digo NÃO.
Não é fácil falar nem escrever sobre um tema tão delicado e particular, porém o que me leva a “ousar” abordar esse tema são experiências vividas compartilhadas e assistidas no decorrer da minha trajetória trabalhando com pessoas de todos os tipos, com aspirações, desejos, culturas e necessidades diferentes.
Todas buscam praticamente as mesmas coisas, mas cada uma busca de uma maneira diferente.
Caro leitor, esse tema é tão vasto, eu diria inesgotável e muito rico em soluções.
Acredite, SOLUÇÕES!
A REALIZAÇÃO DE UM SONHO DEPENDE DA DEDICAÇÃO.
Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão.
E ilusão não tira ninguém do lugar onde está.
A ILUSÃO É O COMBUSTÍVEL DOS PERDEDORES.
Você já contou quantas ilusões o levaram a uma recompensa satisfatória e sem frustrações?
1, 2, 3...10??? ...
Todos nós nos iludimos.
Isso não é uma crítica, somente um ALERTA.
Nunca é tarde para recomeçar. Nunca é hora de desistir.
Lembre-se: Só perde gol quem chuta!
Acontece no futebol, acontece na vida....


JUSSARA BARBOSA.
(Consultora de Marketing Pessoal, Empresarial e Gestões).

.

2 comentários:

  1. Anônimo4/6/10

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amigo!!
    Seu comentário foi removido para ficar guardado em uma pasta "ESPECIAL", e em meu coração.
    Você que em uma época foi meu mentor,saiba que muito do que eu faço hoje tem uma parcela de sua sábia e generosa personalidade.
    A quantas reflexões nossas conversas me levaram...
    Obrigada.
    Deus te ilumine sempre.
    Jussara Barbosa.

    ResponderExcluir

COMENTE! PERGUNTE! VAMOS INTERAGIR! TEREI O MAIOR PRAZER EM RESPONDER E FORNECER DICAS ÚTEIS À VOCÊ SEMPRE QUE POSSÍVEL. BEIJOS!!