"Criando moda para vestir e DIVAR... um modo inteligente de ser e viver com estilo, saúde e auto estima elevada"

sábado, 10 de julho de 2010

UMA TARDE, E VÁRIAS LIÇÕES DE ”VIDA”!
Férias escolares são boas para os filhos. E para as mães que trabalham?

As  mães se preocupam pensando o que fazer com os filhos nesta época, no meio do ano quando muitas estão em plena atividade profissional e os filhos precisam ocupar-se! Que fazer???
Uma colônia de férias é muito bom, mas a sua presença é melhor ainda, acredite!
Conciliar de alguma forma este período com suas atividades, mesmo que não seja “sua época de férias” é uma conquista que só fará bem para vocês.
Alternar a colônia de férias, uns dias na casa dos avós, entre outras atividades. Dedique-se a encontrar maneiras de incluir seus filhos em pelo menos algumas de suas atividades profissionais, desacelere nesse período e inclua-se nas atividades deles também!
Os laços que unem vocês se fortalecerão. As avenidas de comunicação entre vocês se alargarão.

Manhã agitada, questões profissionais resolvidas por telefone, e-mails, soluções, OK. Também filhos em férias, cada um com suas necessidades... Mãe com problemas de saúde, vamos ver qual o melhor caminho para o tratamento... e assim foi a manhã.

“Quase”, por um pequeno instante entre pensar e ficar,"quase" me estressei, um velho hábito que está com os dias contados... Parei tudo, STOP! Dei um tempo.
-Ninguém está morrendo????
-Não!!!!!
-Então ESPEREM!
Enfim programei minha visita para umas clientes que solicitaram meu trabalho como Estilista (Claro que deve haver bom senso ao envolver filhos com trabalho!), mas neste caso eu sabia que seria viável e avisei as minhas clientes, pois com elas já adquiri ao longo dos anos laços estreitos também... Elas nos esperaram com muito carinho e tornou-se algo tão agradável que como citei no texto anterior que Confúcio dizia: “Quando você trabalha com o que lhe dá prazer, você nunca terá que trabalhar na vida”. Prazer e planejamento!

No trajeto, eu e meu filho passamos por outros lugares para que eu pegasse o material necessário para o trabalho intercalando com um sorvete, conversas e risadas... andamos de mãos dadas e ele prestando a atenção e dando opiniões, sem eu pedir... eu só observava o interesse dele em participar. Ele estava ali, consciente. Acho incrível!
Ao chegarmos, após os cumprimentos, e blá... blá... blá... isso é muito gostoso também!
Uma belíssima mesa de chá da tarde nos esperava. Com xícaras de porcelana, daquelas guardadas para ocasiões especiais, lindas! Talheres de prata. Toalha especial... Grande variedade de pães, bolos, brioches, geléias... frios... sucos, etc...
Como havia carinho naquela mesa! Mais que beleza, sentimos o carinho da espera.
Isso tudo aquece o coração mais do que qualquer negócio!
Entre as conversas durante o chá, muitas coisas importantes pude ouvir de pessoas com muita experiência de vida. A anfitriã com 86 anos de idade com quem eu havia conversado a poucos meses estava com um ar mais radiante do que o habitual, eu percebi e deixei que a conversa fluísse...
Uma delas quando comentávamos da importância do Tempo para tudo na vida, me contou que tem dois tios aposentados. Um deles trabalhou a vida toda sem tempo para mais nada além do trabalho, hoje continua trabalhando. O outro hoje não trabalha, reúne-se com freqüência com seus amigos e são envolvidos em várias atividades que já cultivavam desde a época em que trabalhavam. PERCEBEU A DIFERENÇA?
Os dois trabalharam e se aposentaram. Um deles enquanto trabalhava não teve tempo “não organizou seu tempo” para cultivar amizades que hoje seriam a recompensa de uma vida de responsabilidades. Ele não aprendeu a arte de conservar e nutrir amigos para compartilhar os “outros momentos”.
Grande lição!
Fomos para a outra sala, onde alguns brinquedos já esperam por meu filho enquanto nós olhávamos os tecidos e eu desenhava os modelos...
Só uma observação: Enquanto eu desenhava, meu filho se aproximou, e mesmo já estando habituado a ver meus desenhos por toda parte, fez um comentário: Que lindos mãe! Em seguida voltou a brincar, mas meu coração ficou preenchido ao ver o interesse dele, ele estava presente realmente!
As crianças vivem um momento de cada vez.
... a conversa transcorria sobre qual modelo seria mais adequado para cada ocasião que elas necessitavam usar e de repente a “anfitriã” que eu comentei estar com um ar mais radiante, soltou um: Ahhh, este é muito lindo, eu vou usar no meu casamento!!!
Algumas risadas de todos, e a neta disse que ela estava namorando.
Ela que ficou viúva por muitos anos, está com 87 anos, hoje namorando!
Namorando um viúvo também, que antes fazia parte das mesmas reuniões, onde os dois casais se conheciam e sempre mantiveram laços de amizade sinceros, hoje devido a esses laços mantidos se reencontraram em uma de suas reuniões e vislumbraram a possibilidade de recomeçar uma vida a dois novamente.
Que extraordinária é a vida!!!! Eu pensei.
A vida só acaba para quem morre ou não acredita que viver é estar aberto para dividir momentos, conviver com pessoas, compartilhar e cultivar atividades que não sejam solitárias.

Não são as pessoas que se afastam de nós, muitas vezes nós AFASTAMOS as pessoas.

Quantas lições podemos aprender em uma tarde!
Quantas lições podemos aprender a cada dia. Basta estar presente em cada momento.
Estar presente é estar integralmente em cada momento. Não pré-ocupado com a próxima atividade ou com as atividades do amanhã... que com certeza precisarão de decisões, soluções, empenho, dedicação e PLa-Ne-Ja-Men-To.
Planejar, organizar-se respeitando seus limites e necessidades em outros setores da vida.
Harmonizando todos para que você possa viver e não somente passar estressado ou decepcionado pela vida.
*Não se cobre pelo que você não quer fazer, eu nem diria pelo que você não consegue fazer, porque na verdade nós conseguimos fazer tudo o que queremos. Mas “tudo” tem um preço!
*Aprender a dizer não é fundamental. O “NÃO” consciente é muito saudável.
*E outro detalhe, não cobre e nem espere dos outros o que eles não são capazes de lhe dar, o resultado sempre será: FRUSTRAÇÃO.

Não pensem que sou expert em tudo o que escrevi, sou uma eterna aprendiz. Hoje mais pronta que ontem para assimilar o melhor de cada momento e passar para outros o que acredito ser um caminho que leva a realização.
Espero encontrar você lá!


E a noite foi chegando... planejamos nosso final de semana, nesse dia escolhemos jantar em casa, fomos às compras. 
(...)maratona quase chegando ao fim...  contar estórias, dormir cedo, ai que vontade da cama quentinha!!! Já deitados, falando dos filmes que já vimos no cinema e dos que mais gostávamos, veio um cheiro inexplicável de pipoca no ar..."aquela de cinema", parecia mágica! risos... Levantamos e fomos atrás da pipoca de micro, como é bom ser criança, como é bom TER criança, pequena, média ou grande, o que importa é SER CRIANÇA, independente da idade.
Jussara Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE! PERGUNTE! VAMOS INTERAGIR! TEREI O MAIOR PRAZER EM RESPONDER E FORNECER DICAS ÚTEIS À VOCÊ SEMPRE QUE POSSÍVEL. BEIJOS!!