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domingo, 10 de outubro de 2010

O melhor presente para uma criança

A auto-estima começa a se desenvolver numa pessoa quando ela ainda é bebê. 
Os cuidados e os carinhos vão mostrando à criança que ela é amada e cuidada.
Nesse começo da vida, ela está aprendendo como é o mundo a sua volta e, conforme se desenvolve, vai descobrindo seu valor a partir do valor que os outros lhe dão.
É quando se forma a auto-estima essencial.
A auto-estima continua a se desenvolver conforme a pessoa se sente segura e capaz de realizar seus desejos e, futuramente, suas tarefas. É a auto-estima fundamental.
É importante que fique claro para a criança que, mesmo que a mãe e o pai reprovem determinadas atitudes dela, o amor que sentem por ela não está em jogo.
Sentir-se aceitas como são, mesmo que não correspondam às expectativas dos pais.
Elas precisam ter seus próprios sonhos, pois não nasceram para realizar os dos pais.
Não julgar por suas atitudes. Crianças erram muito, pois é assim que aprendem.
Mãe e pai podem e devem julgar as atitudes, mas não os filhos.
O respeito à criança lhe ensina que ela é amada não pelo que faz e tem, mas pelo simples fato de existir. Sentindo-se amada, ela se sentirá segura para realizar seus desejos.
Portanto, deixá-la errar sem ser julgada, ter seu próprio ritmo, descobrir coisas permite à criança perceber que consegue realizar algumas conquistas.
Falhar não significa uma catástrofe afetiva.
Assim, a criança vai desenvolvendo a auto-estima, grande responsável por seu crescimento interno, e fortalecendo-se para ser feliz, mesmo que tenha que enfrentar contrariedades.


Içami Tiba.
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A educação infantil sob o olhar da ciência:
Do ponto de vista da neurociência, a educação infantil é essencial, especialmente nos primeiros anos de vida, quando se forma o cérebro das crianças, porque o cérebro se forma muito cedo.
Então, se a criança não recebe certos estímulos nessa fase em que se estabelecem certas conexões neuronais, ela dificilmente vai recuperar isso depois. Através de medições e imagens mais modernas, fica claro que é difícil que essa criança atinja o mesmo nível de uma outra que foi submetida aos estímulos adequados.
A criança que vem de um lar em que os pais são educados, leem em voz alta, dão estímulos lógicos e usam um vocabulário amplo, está muito mais preparada quando chega à escola...
Isso é medido num trabalho do (James) Heckman e do Flávio Cunha: com 1 ano de idade, as diferenças são muito pequenas. Aos quatro anos, muito grandes...
Depois dos quatro anos, o sistema educacional não recupera mais. As diferenças que existem por educação da mãe... não são mais reversíveis.

-Publicado no Portal Luis Nassif.
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“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provébios 22:6
Ensinar coisas construtivas, como honrar as pessoas, ter respeito, ser verdadeiro, ser autêntico (Lembrando: Mãe e pai podem e devem julgar as atitudes, mas não os filhos) e principalmente ensinar as crianças a andarem com Deus. Elas jamais esquecerão, é edificante, um caminho de amor.
Mesmo que ao crescer aconteça de desviarem-se desse caminho, a semente foi plantada no coração e então chegará a hora em que irá crescer e frutificar-se.

DÊ AO SEU FILHO O MELHOR PRESENTE: "AMOR"

*Jussara Barbosa*

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