"Criando moda para vestir e DIVAR... um modo inteligente de ser e viver com estilo, saúde e auto estima elevada"

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SE A VIDA LHE DER UM LIMÃO

Um famoso palestrante foi a salvador fazer uma apresentação para empresários e executivos.

Anunciada com boa antecedência, a palestra criou grande expectativa na cidade, tanto que todos os ingressos (mais de mil) foram vendidos, e no dia da apresentação o auditório estava lotado.
Eis que o nosso palestrante entra em cena. Terno impecável, cabelos recém-saídos do salão, pose de um rei entrando na sua corte.
De repente, o Desastre!
Havia um fio solto no centro do palco, o palestrante não viu, tropeçou e caiu de cara no chão.
Consternação geral. Silêncio. Constrangimento. Até que alguém deu a primeira risada.
E a primeira risada foi um comando para a gargalhada geral.
O auditório parecia vir abaixo no meio daquela trovoada de gargalhadas.
Havia acontecido aquilo que qualquer palestrante mais temia: o ridículo absoluto.
A palestra estava acabada...
Mas eis que o palestrante se ergue do chão, levanta-se com toda a calma e caminha até o microfone.
Parado no meio do palco, microfone na mão, ele encara a platéia até que o silêncio se imponha.

É então que, com a voz comovida, ele fala:
-Eu não poderia começar essa palestra de outra forma que não beijando o solo desta terra que sempre me recebeu tão bem!
A palestra foi sucesso absoluto!

MORAL DA HISTÓRIA: “ÀS VEZES O QUE PARECE SER DESASTRE, RIDÍCULO ABSOLUTO, PODE SE TORNAR A CHAVE DO SEU SUCESSO.”
Carlos Pimentel.


Lembre-se: Errar é humano e "Só perde gol quem chuta!"
Muitas vezes é preciso ARRISCAR, e se ERRAR, CRIE... RECRIE, REFAÇA...
Deixar de fazer por medo de errar é deixar de lado a possibilidade de fazer o gol da vitória!

E SE A VIDA LHE DER UM LIMÃO...

*Jussara Barbosa*

domingo, 25 de julho de 2010

DOIS PASSOS PARA FAZER UM CROQUI

Primeiro tenha em mente o estilo e as características de quem vai usar.
Nesse caso inspirei-me em Audrey Hepbum, que resume a mulher Dior.
A grife que nunca perdeu o ar chique e singelo.
Só uma bonequinha de luxo poderia arrasar num vestido de piquê como este, simples e sofisticado.

VAMOS AO CROQUI?

                                                      

1-No primeiro croqui seguimos as proporções já riscadas no corpo para traçar o contorno inspirada no modelo e caimento do tecido, já criando o decote, cavas e comprimento.

 2- No segundo, confirmando os traços, colocamos os detalhes como, cinto, pregas e recortes.

 
* Jussara Barbosa *
(Estilista, Consultora de Moda & Estilo, Marketing Pessoal & Empresarial.)
                       

AGRADECER A VIDA SEMPRE!!!

Ponta Grossa PR,  25/07/2010
Agradeço à Deus pela vida de minha filha ter sido poupada em um grave acidente.
A certeza do poder da oração, a sintonia com Deus nos livra e mostra que sem Ele nada somos.
Tinha uma mãe orando por ela... Deus ouviu.

Pessoas embriagadas, inconsequentes, que sem noção dos valores da vida dirigem por aí... policiais de trânsito que negligenciando seus deveres levam horas para chegar... aonde ficam??? Fazem o que com a responsabilidade que assumiram de acompanhar e "punir" infrações como estas????
Muitas vidas inocentes tem sido perdidas por causa da bebida, nos lares, no trânsito... Absurda e muitas vezes irreparável a dor que causam a tantos.

Jussara Barbosa.

sábado, 10 de julho de 2010

UMA TARDE, E VÁRIAS LIÇÕES DE ”VIDA”!
Férias escolares são boas para os filhos. E para as mães que trabalham?

As  mães se preocupam pensando o que fazer com os filhos nesta época, no meio do ano quando muitas estão em plena atividade profissional e os filhos precisam ocupar-se! Que fazer???
Uma colônia de férias é muito bom, mas a sua presença é melhor ainda, acredite!
Conciliar de alguma forma este período com suas atividades, mesmo que não seja “sua época de férias” é uma conquista que só fará bem para vocês.
Alternar a colônia de férias, uns dias na casa dos avós, entre outras atividades. Dedique-se a encontrar maneiras de incluir seus filhos em pelo menos algumas de suas atividades profissionais, desacelere nesse período e inclua-se nas atividades deles também!
Os laços que unem vocês se fortalecerão. As avenidas de comunicação entre vocês se alargarão.

Manhã agitada, questões profissionais resolvidas por telefone, e-mails, soluções, OK. Também filhos em férias, cada um com suas necessidades... Mãe com problemas de saúde, vamos ver qual o melhor caminho para o tratamento... e assim foi a manhã.

“Quase”, por um pequeno instante entre pensar e ficar,"quase" me estressei, um velho hábito que está com os dias contados... Parei tudo, STOP! Dei um tempo.
-Ninguém está morrendo????
-Não!!!!!
-Então ESPEREM!
Enfim programei minha visita para umas clientes que solicitaram meu trabalho como Estilista (Claro que deve haver bom senso ao envolver filhos com trabalho!), mas neste caso eu sabia que seria viável e avisei as minhas clientes, pois com elas já adquiri ao longo dos anos laços estreitos também... Elas nos esperaram com muito carinho e tornou-se algo tão agradável que como citei no texto anterior que Confúcio dizia: “Quando você trabalha com o que lhe dá prazer, você nunca terá que trabalhar na vida”. Prazer e planejamento!

No trajeto, eu e meu filho passamos por outros lugares para que eu pegasse o material necessário para o trabalho intercalando com um sorvete, conversas e risadas... andamos de mãos dadas e ele prestando a atenção e dando opiniões, sem eu pedir... eu só observava o interesse dele em participar. Ele estava ali, consciente. Acho incrível!
Ao chegarmos, após os cumprimentos, e blá... blá... blá... isso é muito gostoso também!
Uma belíssima mesa de chá da tarde nos esperava. Com xícaras de porcelana, daquelas guardadas para ocasiões especiais, lindas! Talheres de prata. Toalha especial... Grande variedade de pães, bolos, brioches, geléias... frios... sucos, etc...
Como havia carinho naquela mesa! Mais que beleza, sentimos o carinho da espera.
Isso tudo aquece o coração mais do que qualquer negócio!
Entre as conversas durante o chá, muitas coisas importantes pude ouvir de pessoas com muita experiência de vida. A anfitriã com 86 anos de idade com quem eu havia conversado a poucos meses estava com um ar mais radiante do que o habitual, eu percebi e deixei que a conversa fluísse...
Uma delas quando comentávamos da importância do Tempo para tudo na vida, me contou que tem dois tios aposentados. Um deles trabalhou a vida toda sem tempo para mais nada além do trabalho, hoje continua trabalhando. O outro hoje não trabalha, reúne-se com freqüência com seus amigos e são envolvidos em várias atividades que já cultivavam desde a época em que trabalhavam. PERCEBEU A DIFERENÇA?
Os dois trabalharam e se aposentaram. Um deles enquanto trabalhava não teve tempo “não organizou seu tempo” para cultivar amizades que hoje seriam a recompensa de uma vida de responsabilidades. Ele não aprendeu a arte de conservar e nutrir amigos para compartilhar os “outros momentos”.
Grande lição!
Fomos para a outra sala, onde alguns brinquedos já esperam por meu filho enquanto nós olhávamos os tecidos e eu desenhava os modelos...
Só uma observação: Enquanto eu desenhava, meu filho se aproximou, e mesmo já estando habituado a ver meus desenhos por toda parte, fez um comentário: Que lindos mãe! Em seguida voltou a brincar, mas meu coração ficou preenchido ao ver o interesse dele, ele estava presente realmente!
As crianças vivem um momento de cada vez.
... a conversa transcorria sobre qual modelo seria mais adequado para cada ocasião que elas necessitavam usar e de repente a “anfitriã” que eu comentei estar com um ar mais radiante, soltou um: Ahhh, este é muito lindo, eu vou usar no meu casamento!!!
Algumas risadas de todos, e a neta disse que ela estava namorando.
Ela que ficou viúva por muitos anos, está com 87 anos, hoje namorando!
Namorando um viúvo também, que antes fazia parte das mesmas reuniões, onde os dois casais se conheciam e sempre mantiveram laços de amizade sinceros, hoje devido a esses laços mantidos se reencontraram em uma de suas reuniões e vislumbraram a possibilidade de recomeçar uma vida a dois novamente.
Que extraordinária é a vida!!!! Eu pensei.
A vida só acaba para quem morre ou não acredita que viver é estar aberto para dividir momentos, conviver com pessoas, compartilhar e cultivar atividades que não sejam solitárias.

Não são as pessoas que se afastam de nós, muitas vezes nós AFASTAMOS as pessoas.

Quantas lições podemos aprender em uma tarde!
Quantas lições podemos aprender a cada dia. Basta estar presente em cada momento.
Estar presente é estar integralmente em cada momento. Não pré-ocupado com a próxima atividade ou com as atividades do amanhã... que com certeza precisarão de decisões, soluções, empenho, dedicação e PLa-Ne-Ja-Men-To.
Planejar, organizar-se respeitando seus limites e necessidades em outros setores da vida.
Harmonizando todos para que você possa viver e não somente passar estressado ou decepcionado pela vida.
*Não se cobre pelo que você não quer fazer, eu nem diria pelo que você não consegue fazer, porque na verdade nós conseguimos fazer tudo o que queremos. Mas “tudo” tem um preço!
*Aprender a dizer não é fundamental. O “NÃO” consciente é muito saudável.
*E outro detalhe, não cobre e nem espere dos outros o que eles não são capazes de lhe dar, o resultado sempre será: FRUSTRAÇÃO.

Não pensem que sou expert em tudo o que escrevi, sou uma eterna aprendiz. Hoje mais pronta que ontem para assimilar o melhor de cada momento e passar para outros o que acredito ser um caminho que leva a realização.
Espero encontrar você lá!


E a noite foi chegando... planejamos nosso final de semana, nesse dia escolhemos jantar em casa, fomos às compras. 
(...)maratona quase chegando ao fim...  contar estórias, dormir cedo, ai que vontade da cama quentinha!!! Já deitados, falando dos filmes que já vimos no cinema e dos que mais gostávamos, veio um cheiro inexplicável de pipoca no ar..."aquela de cinema", parecia mágica! risos... Levantamos e fomos atrás da pipoca de micro, como é bom ser criança, como é bom TER criança, pequena, média ou grande, o que importa é SER CRIANÇA, independente da idade.
Jussara Barbosa.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

AFINAL, QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS PARA UMA VIDA FELIZ?

Precisava ler... passei uns dias sem ler, só ouvindo, falando, conversando, trocando idéias. Tive que dar uma pausa para absorver e filtrar.

É preciso incubar, como diz meu colega Pacheco, refletir sobre tantas informações que recebemos. Acredito que todos precisamos deste TEMPO, o “meio-tempo”, para formarmos uma opinião sobre o que acontece ao nosso redor, do quanto nosso papel é importante no contexto desta etapa, do que falta... do que já temos de sobra e muitas vezes não enxergamos.

Quem é realmente importante? Quem realmente se importa com a gente?
Para quem o nosso "existir" faz diferença?
Acabei fazendo um potpurri de frases e textos de alguns escritores (André Gide, Confúcio, Kahlil Gibran, Roberto Shinyashiki, Tom Coelho, Rabindranath Tagore, Prof. Francisco Assis Melo... ) e dei minhas pinceladas para apresentar a vocês um tema interessante!

Lembrando que:
“Todas as coisas já foram ditas.
Mas como ninguém escuta, é preciso sempre recomeçar.”
(André Gide)
CARREIRA: FAMÍLIA, SAÚDE, TRABALHO, AMIGOS... VIVER!
Muita gente desiste no meio do caminho de tantas buscas, porque não percebe que a caminhada é tão ou mais importante do que atingir o destino.

Muitas vezes e por pouco, talvez... cada um sabe a dimensão dos seus sentimentos, é difícil descrever... Mas os tais do desânimo, do medo, da insegurança acabam aparecendo e aí fica difícil entender que esses sentimentos não podem nos pertencer, afinal quem já caiu e levantou tantas vezes por situações tão sérias e algumas até sem solução, acaba se vendo fragilizado por coisas que em outros tempos passariam despercebidas, acontece... faz parte da vida. Mas a fé, sim a fé, por mais tímida que esteja nesses momentos, é o que nos leva a acordar mais um dia e começar tudo novamente nos fazendo lembrar ao final daquele dia que valeu à pena não ter desistido.
Que tudo pode ter um novo sentido.
É fundamental passar por todas as etapas na integridade de cada uma delas, aprendendo com cada uma delas. Não dá para pular etapas, todas são necessárias para a subida.
Achei melhor começar escrevendo sobre o porquê de TRABALHAR COM AMOR.
Se você não trabalhar com o que gosta, não conseguirá equilibrar os outros setores de sua vida e seu trabalho poderá ENGOLIR você!
Jussara Barbosa.

Sucesso é apenas um momento transitório, uma pousada que você celebra e na qual descansa para prosseguir a caminhada.

Caminhar é o trabalho. E quem não admira o trabalho dificilmente vai comemorar o sucesso, que é a consagração justa de um caminho trilhado com AMOR.
Confúcio dizia:
“Encontre um trabalho que lhe dê prazer e você nunca terá que trabalhar na vida”.
Para as pessoas que aprenderam a viver, o trabalho nunca será uma rotina em busca de dinheiro. Elas conseguem dar ao trabalho uma dimensão que extrapola salários, pagamentos. Recebem aumentos e são promovidas porque tem o prazer de construir algo que as dignifica. Transformam a profissão em instrumento de realização profissional.

Gostaria que você lesse agora um belíssimo trecho de um dos poemas do poeta Kahlil Gibran sobre seu trabalho:
(...) O trabalho é o AMOR que se fez visível.
E se vocês não puderem trabalhar com amor, mas apenas com desgosto, é melhor que deixem seu trabalho e fiquem sentados à porta do templo, a receber as esmolas daqueles que trabalham com alegria.
Pois se vocês assarem o pão com indiferença, assarão um pão azedo, que alimenta a fome do homem só pela metade.
E se espremerem a uva com ressentimento, o ressentimento destilará veneno no vinho.
E se vocês cantarem como se fossem anjos, mas não tiverem AMOR ao canto, os ouvidos dos homens se tornarão surdos às vozes do dia e às vozes da noite.
Sim, o poeta Kahlil Gibran está certo: o trabalho é o AMOR que se torna visível.
Aliás, em hebraico, a palavra utilizada para designar trabalho é abador. Diferentemente do latim tripaliare, que significa torturar, abador significa “servir a Deus”. Que bom seria se toda a humanidade pudesse desfrutar da consciência de que cada ato profissional é uma forma de realizar nosso compromisso com o Criador!
Trabalho é vida. Abelhas, formigas, leões, pássaros trabalham.
A natureza nos mostra animais e vegetais investindo energia em sua plena realização.
As árvores florescem e frutificam. Os animais buscam alimento e procriam para preservar a espécie.
 
Não consigo imaginar uma abelha reclamando da vida por ter de fabricar mel. Não consigo imaginar uma laranjeira reclamando da sina de florescer e de amadurecer seus frutos.
Mas o ser humano se distanciou tanto de sua essência que muitas vezes não percebe que o trabalho é o caminho natural para a realização de sua vocação.
Encaram o trabalho como um sacrifício necessário para garantir a sobrevivência. Sofrimentos e chateações durante um mês inteiro em troca do salário para pagar as despesas da felicidade. Esse conceito de trabalho torna a vida infeliz. Tempo é vida!
O tempo que gastarmos com atividades que não nos satisfazem transformará nossa vida num desperdício permanente.
Roberto Shinyashiki.

Porém sua carreira não é construída exclusivamente pelo seu dia-a-dia no trabalho. É, na verdade, fora dele que você se projeta. Assim, invista em sua formação. Faça cursos de aprimoramento em outras áreas nas quais você não cultive grande habilidade. Leia cadernos de economia, política e negócios, mas também romances e gibis. Parafraseando Augusto, “Apressa-te devagar”. Se o deadline chegou, mude-o, pois a maioria dos prazos são artificiais e flexíveis.
Trabalhe com entusiasmo, amor e com empolgação.
Mas lembre-se: o trabalho irá esperar enquanto você mostra às crianças o arco-íris, mas o arco-íris não espera enquanto você está trabalhando.
Por isso, não leve os negócios para casa. Aprenda a separar sua vida profissional de todas as suas outras vidas. Mantenha-se num equilíbrio saudável.
 Acenda e apague as luzes. Pessoas e lâmpadas têm uma durabilidade maior com esta prática.
E tire férias com regularidade, sem confundir um final de semana emendado com férias de verdade. Leve junto sua família e, o mais importante, leve junto você!
Quanto aos amigos, não se consegue construir um relacionamento por telefone ou e-mail. Sempre existirá a necessidade de se fazer as coisas “cara a cara” – as pessoas acreditam em quem elas vêem com freqüência.
Por isso, mantenha contato com seus amigos. Não deixe que as relações se percam. Como disse Dave King, “Um bom amigo é como um bom cachorro: com ambos é preciso dar uma volta e exercitar-se regularmente”. E citando Fred Kushner: “Eu deveria ter visitado mais meus amigos e lhes contado como me sentia em vez de só encontrá-los em enterros”.
Faça uma lista “secreta” das coisas que você quer fazer. Guarde-a em sua carteira e leia-a de tempos em tempos. Não se esqueça dos pequenos prazeres:
Um pôr-do-sol, caminhar de mãos dadas, um beijo atrás da orelha, um carinho...

 
E viaje leve através da vida, e não carregado como uma tartaruga. Siga as batidas do seu coração.
Tom Coelho.


“Nós lemos o mundo errado e dizemos que ele nos decepciona."
(Rabindranath Tagore)

Viver sem decepções é não aprender a valorizar as vitórias; sem tristezas a não valorizar as alegrias; sem derrotas a não perseguir e conquistar o sucesso; sem abismos a não procurar segurança; sem necessidades a não valorizar o que se possui, sem penumbras a não buscar a luz!
Prof. Francisco Assis Melo

Se você não cultiva o jardim da Amizade, do “amor ao próximo”, discriminando as pessoas, rotulando-as baseado em seus pré-conceitos incrustados e intolerâncias que limitam seus relacionamentos... Porque se surpreende quando no jardim de sua vida germinam decepções?
Jussara Barbosa.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A INTELIGÊNCIA SEM AMOR

A inteligência sem amor, te faz perverso
A justiça sem amor, te faz implacável
A diplomacia sem amor, te faz hipócrita
O êxito sem amor, te faz arrogante
A riqueza sem amor, te faz avaro
A docilidade sem amor, te faz servil
A pobreza sem amor, te faz orgulhoso
A beleza sem amor, te faz ridículo
A autoridade sem amor, te faz tirano
O trabalho sem amor, te faz escravo
A simplicidade sem amor, te deprecia
A oração sem amor, te faz introvertido
A lei sem amor, te escraviza
A política sem amor, te deixa egoísta
A fé sem amor, te deixa fanático
A cruz sem amor, se converte em tortura
A vida sem amor... não tem sentido

 
Madre Teresa de Calcutá

A ESSÊNCIA DO VERDADEIRO AMOR

1 Coríntios 13
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.